quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Ralph McQuarrie (1929-2012)

Enquanto pesquisava os obituários da FC&F para o Anuário 2011, esbarrei a notícia triste do passamento do talentosíssimo ilustrador americano Raph McQuarrie, o idealizador da linguagem visual da saga espacial Star Wars, de George Lucas, que teve grande influências obre mim.
McQuarrie trabalhou intensamente na trilogia original e foi responsável pela criação de alguns dos mais icônicos personagens da história do cinema, como Darth Vader, R2D2, C3P0 e Chewbacca, além da concepção da maior parte das naves e veículos vistos nos filmes.
Ralph Angus McQuarrie nasceu em 13 de junho de 1929, em Gary, no estado norte-americano de Indiana. Motivado por seu avô e sua mãe, estudou desenho e pintura durante o colégio e trabalhou para a Kaiser Grafics nos anos 1950. Prestou serviço militar durante a guerra da Coréia, trabalhou como desenhista na indústria de aviação Boing e, em 1965, mudou-se para a Califórnia, onde passou a fazer ilustrações para cartazes de cinema. Seu trabalho tornou-se conhecido nos EUA nos anos 1970 por conta das lindas concepções artísticas que ele produziu para as missões lunares Apolo, da Nasa.
Já era um ilustrador prestigiado quando foi chamado por Lucas em 1975, para desenvolver a concepção de cenas de Star WarsO Império contra-ataca e O retorno de Jedi. O artista também trabalhou na pré-produção de E.T.Jurassic Park e Cocoon, filme pelo qual recebeu um Oscar de efeitos visuais.
Entre as publicações mais desejadas pelos colecionadores estão os lindos portfólios da saga Star Wars publicados pela Ballantine Books, com pôsteres enormes reproduzindo as pinturas de concepção por ele criadas.
McQuarrie faleceu em Berkeley, na Califórnia, no dia 3 de março de 2012, aos 82 anos, em decorrência de complicações do Mal de Parkinson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário