domingo, 4 de janeiro de 2015

Apresentação do Anuário 2008

"Esta é a quinta edição do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, desta feita referente ao ano de 2008, a segunda editada de forma profissional. Este projeto tem realizado a cobertura noticiosa e crítica do panorama do fantástico brasileiro em suas três manifestações literárias principais, a ficção científica, a fantasia e o horror, além de contemplar também as criações híbridas entre estes gêneros e os chamados trabalhos de fronteira, isto é, o fantástico abordado a partir de uma perspectiva do mainstream literário. Nestas páginas encontram-se as listagens dos livros, revistas, sites e fanzines publicados em 2008, com as devidas análises do mercado de livros e periódicos e as críticas de algumas das obras mais significativas.
Nesta edição, contamos com a participação de Ramiro Giroldo, mestre em Estudos de Linguagens na área de Teoria Literária e Estudos Comparados pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com um ensaio inspirado
em sua dissertação defendida em 2008, sobre o livro Amorquia, de André Carneiro, autor brasileiro que foi entrevistado no Anuário 2007. Também temos a presença do escritor paulista André Vianco, destacado como “Personalidade do Ano”, que nos cedeu uma extensa e reveladora entrevista. A ambos, os nossos mais sinceros agradecimentos pela atenção e o respeito com o qual nos atenderam.
O Anuário experimentou uma situação diferenciada ao longo de 2008. Toda a dinâmica amadora foi abandonada em favor da estrutura profissional, e o balanço dessas mudanças foi bastante positivo. O Anuário expandiu o seu alcance, atraindo a atenção de diversos setores culturais, como o SESC de Bauru, onde estivemos em dezembro de 2008 para um ciclo de palestras sobre FC&F. O Anuário também atraiu o interesse da imprensa, aparecendo na televisão virtual AllTV, numa entrevista que ainda pode ser conferida em www.hqcia.com.br.
Esta edição conclui um ciclo que nós, autores, aguardávamos com alguma ansiedade. Desde que começamos a redigir o primeiro Anuário, em meados de 2004, sabíamos que a edição referente ao ano de 2008 fecharia o calendário de efemérides da ficção fantástica no Brasil, um projeto vultoso que, a época, nos parecia muito difícil de concluir. Contudo, ao longo das cinco edições publicadas – contando com esta que está nas mãos do leitor – acreditamos ter formado o mais completo calendário sobre o tema que, futuramente, pretendemos consolidar em um único volume.
Uma ótima notícia é que as perspectivas de crescimento editorial da literatura fantástica continuaram favoráveis em 2008 e, pela primeira vez desde que iniciamos esse levantamento, as publicações de autores nacionais superaram as traduções, num ano que o mercado registrou boa evolução em todos os setores. A ficção fantástica está aparecendo no cenário cultural, sendo vista em ambientes em que até poucos anos era completamente invisível.
Gostamos de pensar que o Anuário tem alguma parcela de responsabilidade sobre esse panorama, e torcemos para que as próximas edições venham confirmar que esse fenômeno não foi apenas ocasional, mas um alicerce sólido e sustentável.
Boa leitura.
Os autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário