quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Edmundo Rodrigues (1935-2012)

Infelizmente, 2012 nos obriga a dizer o último adeus a mais um dos mestres do quadrinho brasileiro, Edmundo Rodrigues, que ficou famoso por ilustrar a versão gráfica do popular personagem do rádio, Jerônimo, O Herói do Sertão.
Paraense nascido em 10 de janeiro de 1935, Manuel Edmundo Botelho Rodrigues iniciou sua carreira logo aos 14 anos de idade, no histórico semanário O Tico-Tico, e logo estava publicando também nas revistas Sesinho Vida Juvenil.
Mas foi na Editora Rio Gráfica, a partir de 1954, que seu nome se tornou conhecido, quando iniciou a produção dos quadrinhos de Jerônimo, O Herói do Sertão, criação de Moisés Weltman para histórias radiofônicas, numa série que teve mais de 60 edições.
Rodrigues também ilustrou muitos outros títulos da mídia, como Falcão Negro, de Péricles Leal, e 22-2000: Cidade Aberta, além de Antar O Vingador.
Ao longo dos anos 1960 e 1970, Rodrigues desenhou de tudo um pouco, como o faroeste O Máscara de Prata e o policial O Carrasco. Na ficção fantástica, fez Maja, a Mulher Vampiro e Irina, a Bruxa, ambas no gênero do horror, e a ficção científica Fantar, além de uma bem realizada adaptação do romance de Júlio Verne, 20.000 léguas submarinas. Também produziu muitas histórias de super-heróis, mistério e guerra para as principais editoras de quadrinhos da época, tais como Taika, O Livreiro e GEP.
Durante a breve passagem dos personagens Marvel pela Bloch, no final dos anos 1970, Edmundo Rodrigues foi contratado pela editora como diretor de arte, prosseguindo com quadrinhos nacionais depois que os enlatados americanos foram para outras editoras, publicando histórias de Julio Shimamoto, Flavio Colin, Eduardo Ofeliano, Eugênio Colonnese, Antonino Homobono e muitos outros, nas revistas DráculaAventuras de DidiHistorias Reais de LobisomemSpectremanCapitão MistérioMestre KimSexta-Feira 13 e Clássicos de Pavor, entre outras.
Com o fim da Bloch, em 1993, Rodrigues abandonou os quadrinhos e continuou trabalhando com ilustração editorial e publicitária, mas manteve o contato com seus muitos fãs, inclusive pelas modernas redes sociais.
Edmundo Rodrigues faleceu no dia 10 de setembro, ao 77 anos de idade.
Fontes: Universo HQ e Tudo Variado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário