domingo, 18 de janeiro de 2015

Os livros de fc&f em 2012

Está disponível, para leitura online download, a edição especial do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2012: Lançamentos, com a lista mais completa quanto foi possível obter, dos livros de fantasia, ficção científica e horror publicados no Brasil ao longo de 2012. A edição exibe uma relação recorde, com mais de 900 títulos, entre inéditos, ebooks e relançamentos nacionais e estrangeiros.
Os números confirmam o bom momento da fc&f nacional, com um predomínio amplo da produção nativa frente às traduções, pelo menos do ponto de vista dos títulos publicados, na proporção aproximada de dois por um. Não há informações sobre as tiragens, mas desconfio que, apesar do domínio dos brasileiros nesses números, ainda circulam no mercado muito mais exemplares de autores estrangeiros mesmo.
Elaborada pelos autores Cesar Silva e Marcello Simão Branco, a lista serviu como guia para a produção do Anuário 2012 – que deve ser publicado em algumas semanas pela Devir Livraria – mas ela não será publicada integralmente na edição real, que apresentará apenas uma restrita lista de títulos recomendados, por isso este ebook se reveste de importância complementar à publicação em papel, sendo de especial interesse aos pesquisadores do gênero.
Para os mais entusiasmados, a lista de 2011 também está disponível para leitura online e download.
Será que seu livro favorito está lá? Confira, é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário