quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Os livros de fc&f em 2011

Como todo mundo já sabe, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, a partir de sua edição para 2011, passou a publicar apenas uma relação parcial de recomendações de livros de ficção científica, fantasia e horror publicados no País durante o ano. A lista completa, bem como as análises estatísticas que caracterizaram a publicação em suas sete primeiras edições, deixaram de aparecer.
A decisão de não mais publicar a lista completa dos lançamentos teve como objetivo dar ao volume uma agilidade maior, tanto na produção como em sua leitura, investindo nas demais seções, especialmente as resenhas. Mas não há dúvida que a lista completa tem valor e faz falta. Para mim mesmo, a lista de lançamentos é a seção que mais frequento nas edições do Anuário.
Tanto que, em 2012, publiquei aqui, numa sequência de diversos posts, a lista completa dos lançamentos que não saiu no Anuário 2011. Mas concordo que não é um documento fácil para o pesquisador.
Há alguns dias, recebi do amigo Alexandre Yudenitsch, a cópia impressa de um caderno que ele mesmo montou usando aquelas listas. Confesso que fiquei agradecido pela iniciativa dele, porque o caderno se provou utilíssimo e já me facilitou a vida algumas vezes.
Então, decidi oferecer aos colegas um documento um pouco mais organizado, com a lista completa dos lançamentos de literatura fantástica de 2011 montada exatamente como se fosse para a edição do Anuário, contudo, em arquivo pdf que pode tanto ser visualizado online quanto baixado para o hd do computador.
É claro que dizer que a lista é "completa" é um pouco de exagero, porque não é possível garantir que tudo tenha sido relacionado. Muitas vezes topamos com títulos desconhecidos anos depois de publicados, mas acredito que as ausências são poucas.
Anuário impresso continuará a publicar apenas a lista de recomendados, mas vou tentar manter, em pdf, a edição da lista integral dos lançamentos, de forma a complementar o Anuário e facilitar a vida dos pesquisadores que, de mesma forma que eu, gostam de ter um acesso rápido à informação de referência.
O arquivo pode ser baixado gratuitamente aqui. Use a abuse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário