quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A. C. Crispin (1950-2013)

A arte de escrever novelizações não é muito respeitada no fandom brasileiro, mas não acontece o mesmo nos Estados Unidos, em que a International Association of Media Tie-In Writers-IAMTW reconheceu, em abril de 2013, o valor da obra da escritora A. C. Crispin, concedendo a ela o título de Grandmaster.
Ann Carol Crispin nasceu em 5 de abril de 1950, em Stamford, Connecticut, e em 1972 graduou-se em Literatura pela Universidade de Maryland. Chegou a ser vice-presidente da Science Fiction Writers of America-SFWA, e em 1988, ao lado de Victoria Strauss, fundou a Writer Beware, uma instituição que oferece suporte jurídico para escritores se defenderem de editores e agentes literários inescrupulosos.
Crispin publicou cerca de 26 romances, a maior parte novelizações das franquias de cinema e tv Star TrekStar WarsVAlien e Piratas do Caribe. Seus trabalhos mais autorais são as séries Starbridge – space opera que conta com sete romances – e Witch world, formada por dois romances de fantasia escritos em parceria com Andre Norton.
Nos anos 1990, duas novelizações de Crispin apareceram no Brasil dentro da coleção Star Trek publicada pela editora Aleph: O filho de Spock (Time for yesterday) e Portal do tempo (Yesterday's son). Outros dois títulos,em parceria com Howard Weinstein e vinculados à série V, foram publicados pela editora Europa-América, sendo estes os quatro livros da autora disponíveis em língua portuguesa.
Crispin morreu no dia 6 de setembro de 2013, aos 63 anos, depois de uma longa batalha contra o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário