quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Harry Harrison (1925-2012)

Henry Maxwell Harrison nasceu em 12 de março de 1925 na cidade de Stamford, Connecticut, EUA. Serviu na Força Aérea durante a Segunda Guerra e, quando foi dispensado, decidiu que queria ser ilustrador. Estudou com artistas importantes como John Blomshield e Burne Hogarth, fez amizade com Wallace Wood e com ele montou um estúdio de ilustrações e histórias em quadrinhos.
Harrison publicou em revistas como Weird Fantasy Weird Science, da EC Comics, e entre suas criações está a série Rick Random Space Detective. Certo dia em que não conseguia desenhar por causa de uma gripe, sentou-se à máquina de escrever e redigiu seu primeiro conto, “Rock diver”, que acabou por ser publicado na revista Worlds Beyond, em 1951. Começava ali sua bem sucedida carreira de escritor. Contudo, Harrison continuou a fazer quadrinhos e chegou a ser o principal roteirista das tiras de Flash Gordon ao longo dos anos 1960.
Seu romance de estréia foi Deathworld (1960), que se tornaria uma trilogia. Seus maiores sucessos foram a série de aventuras iniciada com o romance The stainless steel rat (1961), o romance West of Eden (1984), que teve duas seqüências, e a distopia Make room! Make room! (1966), que foi base para o longa metragem No mundo de 2020 (Soylente green, 1973), de Richard Fleischer, filme ganhador dos Prêmios Nebula e Saturn.
Em sua carreira como autor e editor, Harrison usou vários pseudônimos, como Felix Boyd, Leslie Cárteres, Hank Dempsey, Wade Kaempfert e Philip St. John, e manteve uma produtiva parceria com Brian Aldiss, com quem organizou diversas antologias importantes. Em 2009, Harrison recebeu o título de Grande Mestre da Science Fiction and Fantasy Writers of America.
Foi somente graças às editoras lusitanas que pudemos apreciar alguns dos livros de Harrison em português, pois no Brasil o autor teve apenas um único título traduzido, o romance Bill, o herói galáctico (Bill, the galactic hero, 1965), uma rasgada sátira ao subgênero space opera. Fora isso, teve alguns contos em antologias e revistas, principalmente no Magazine de Ficção Científica, da editora Globo, de Porto Alegre. Muito pouco para um autor que esteve entre os principais convidados do pioneiro Simpósio de FC realizado em 1969 no Rio de Janeiro.
Harrison morreu no dia último dia 15 de agosto, em sua residência, em Brighton, Inglaterra. Seu último livro foi The stainless steel rat returns, publicado em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário