domingo, 25 de janeiro de 2015

Al Williamson (1931-2010)

Alphonsus Williamson, ilustrador cujo estilo claro-escuro perfeito influenciou mais de uma geração de ilustradores, nasceu em 21 de março de 1931, em Nova York. Filho de pai colombiano e mãe americana, passou sua juventude em Bogotá, onde aprendeu a gostar dos comics americanos, especialmente de Flash Gordon e de seu ilustrador mais expressivo, Alex Raymond. Em 1943, transferiu-se para os EUA, onde estudou desenho na escola de Burne Hoggart. Trabalhou com grandes artistas, como Frank Frazetta, Roy Krenkel e Wallace Wood, e com personagens importantes, como Tarzan, Flash Gordon e Phil Corrigan. Esteve entre a equipe de colaboradores da legendária editora EC Comics, realizando histórias de ficção científica e terror para as revistas Weird Fantasy e Weird Science, e também da editora Warren, para as revistas Eerie e Creepy.
Seu estilo hiperrealista, com uma sofisticada técnica volumes definidos em alto-contraste, fizeram dele um artista muito identificado com a ficção científica. Quando George Lucas procurou um grande artista para adaptar O império contra-ataca para os quadrinhos, foi Williamsom que ele escolheu. As versões em quadrinhos para os filmes da saga estão entre as edições mais valorizadas do gênero. Williamson também deu extrema dignidade às tiras de jornal de Star Wars (publicadas em São Paulo pela extinta Folha da Tarde) e para algumas das mais valiosas edições da versão em gibi, pela Marvel Comics. Também realizou uma notável adaptação em quadrinhos para o "cultmovie" Blade Runner, uma edição rara e de altíssima qualidade.
Ganhou vários prêmios Harvey e National Cartoonists Society e Eisner, do qual faz parte do Hall da Fama.
Nos últimos anos, Williamson esteve envolvido com os quadrinhos de super-heróis, principalmente como artefinalista, um desperdício para um profissional desse quilate.
Al Williamson morreu neste domingo, dia 13 de junho, em sua cidade natal, aos 79 anos, e deixa para a posteridade uma obra de extremo valor que merece ser continuamente recuperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário