sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Oeste vermelho, Magno Costa & Marcelo Costa

Oeste vermelho, Magno Costa & Marcelo Costa. 88 páginas. Devir Livraria, São Paulo, 2011.

Embora tenha uma grande quantidade de clássicos no cinema e na TV, as histórias de faroeste parecem ter sido inventadas para serem contadas em quadrinhos. O gênero dispõe de uma longa lista de personagens populares no mundo inteiro e tem uma história rica e movimentada. Apesar de já não ser o que foi no passado, o faroeste ainda detém no Brasil o mérito de contar com a mais bem vendida revista de quadrinhos estrangeiros, que é Tex, atualmente publicado pela Editora Mythos.
O quadrinho brasileiro também fez suas incursões bem sucedidas no gênero, seja ele com tonalidades sertanejas, como Jerônimo, o Herói do Sertão, ou no estilo italiano, com Chet.
Por isso, não é nada estranho que os gêmeos paranaenses Magno e Marcelo Costa tenham optado em instalar sua fábula Oeste Vermelho no violento velho oeste norte americano. Mais ou menos como na obra prima Maus, de Art Spiegelman, Oeste Vermelho mistura características próprias do faroeste com personagens fofinhos e simpáticos: gatos e camundongos.
Diz Magno Costa na orelha do álbum: “Um dia, Marcelo me pediu para escrever uma história para ele. Eu disse que tinha uma ideia antiga para um curta de poucas páginas sobre uma cidade do Velho Oeste de ratinhos ameaçada por gatos malvados. Ele odiou. Mas, para minha surpresa, começou a esboçar personagens e a perguntar como seria. A ideia tomou vida. O que começou como brincadeira cresceu e virou algo sério. De vinte páginas, chegou a pouco mais de setenta. Assim, aquele ratinho franzino se transformou em um personagem forte e determinado que, por um longo tempo, foi nosso melhor amigo.”
A história não traz grandes novidades para os leitores veteranos no gênero, mas o surpreendente estilo gráfico de Marcelo compensa com folga, apresentando personagens expressivos e um colorido climático que remete aos filmes de Sérgio Leone e Clint Eastwood.
Além da história principal, o álbum de 88 páginas traz uma HQ curta desenhada por Magno, que demonstra também ser muito talentoso a arte, e alguns portfólios de diversos ilustradores.
Oeste vermelho é uma publicação de Devir Livraria em parceria com o Quanta Estúdio.
Cesar Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário