quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Colin Wilson (1931-2013)

Polêmico e crítico desde a juventude, Colin Wilson desenvolveu uma ampla obra vinculada à filosofia e à psicologia. Sua estreia na literatura aconteceu aos 24 anos, com The outsider (1956) — seu livro mais conhecido —, no qual toma a vida trágica de Vincent Van Gogh e outros artistas e pensadores para analisar o espírito da modernidade. Mais tarde, Wilson enveredaria pelo ocultismo, ufologia, literatura policia e ficção científica, sempre com com trabalhos notáveis.
Colin Henry Wilson nasceu no dia 26 de junho de 1931 em Leicester, na Inglaterra, onde passou a infância. Abandonou a escola aos 16 anos para trabalhar, mas voltou aos estudos mais tarde. Serviu na Real Força Aérea, de onde foi expulso depois de uma falsa acusação de homossexualismo. Foi para Londres em 1954, com a firme intenção de se estabelecer como escritor e, durante algum tempo, sua casa foi um saco de dormir, período em que escreveu uma história de crime inspirada em Jack o Estripador, que só foi publicada em 1960 sob o título de Ritual in the dark. Em 1956, ano em que publicou The outsiders, Wilson fundou com o dramaturgo John Osborne, a sociedade dos Jovens Furiosos (Angry Young Men), que reuniu vários escritores britânicos de sua geração. Outro título do autor muito lembrado é O oculto (The occult), de 1971, um compêndio histórico sobre santos, magos e sociedades secretas.
Seu envolvimento com a ficção científica começou a partir do contato com August Derleth, depois que Wilson criticou duramente, no livro The strength to dream: Literature and the imagination (1961), o trabalho de H. P. Lovecraft, que acusou ser um escritor ruim e ultrapassado. Indignado, Derleth o desafiou a escrever um romance no gênero, e Wilson criou então Parasitas da mente (The mind parasites).
Publicado em 1967, o livro toma os mesmos aspectos que caracterizam a mitologia lovecraftiana para construir uma história de horror que chegou a ser classificada como sádica. A história toda é relatada pelo próprio autor no prefácio do romance, que revela que, apesar da má impressão sobre a pessoa e o estilo de Lovecraft, o quanto as ideias do autor americano o impressionaram.
Wilson voltaria ao gênero fantástico em 1976 no romance de ficção científica Vampiros do espaço (The Space vampires), que conta o que acontece depois que astronautas encontram uma espaçonave abandonada com um casal de alienígenas congelados, uma história assustadora que também ecoa influências lovecraftianas. Em 1985, o livro foi adaptado para o cinema por Tobe Hooper, no longa metragem Força sinistra (Lifeforce), com muitas alterações no enredo.
Ao longo de sua produtiva carreira literária, que conta com mais de cem livros publicados, Wilson escreveu outros textos curtos de fc&f — alguns deles vinculados aos Mithos de Cthulhu — como "The return of the Lloigor" (1974), que fala do mitológico Necronomicon, também citado na novela "The tomb of the old ones" (2002).
Sugundo a revista Locus, outros títulos do autor vinculados à ficção fantástica são A gaiola de vidro (The glass cage, 1967), The philosopher’s stone (1969, dedicado a Jorge Luis Borges), The personality surgeon (1985) e a série Spider world (1987-2003). Contudo, sua produção principal seguiu focada em textos de não-ficção, especialmente sobre parapsicologia e estados alterados de consciência.
Colin Wilson sofreu um derrame em 2012, quando perdeu a capacidade de falar, e morreu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 82 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário