sábado, 24 de janeiro de 2015

Gene Colan (1926-2011)


No dia 23 de junho, aos 84 anos, o grande Gene Colan completou sua carreira.
Colan é conhecido por ter sido, nos anos 1960, um dos ilustradores das primeiras revistas da Marvel Comics, ao lado de Jack Kirby e Steve Ditko. Entre eles, Colan era quem tinha o estilo mais realista, com traços perfeitos que davam um movimento fluido, expressivo e muito elegante aos personagens, ajudando a construir o estilo gráfico da editora que influenciaria ilustradores no mundo inteiro.
Gene Colan nasceu em Nova York em 1926, e desde muito jovem demonstrou talento para o desenho. Serviu nas Filipinas durante a Segunda Guerra, onde publicou seus primeiros trabalhos. Voltou para os EUA em 1946 e trabalhou para as editoras Timely, National e Atlas, ilustrando principalmente histórias de guerra, sem ser creditado. Nos anos 1960, transferiu-se para a recém fundada Marvel Comics e encarregou-se das histórias do Iron Man, na melhor fase do personagem. Também ilustrou as revistas Sub-MarinerDoctor StrangeDaredevilCaptain Marvel e Captain America, para o qual criou Falcon, um dos primeiros heróis negros da editora, refletindo o movimento popular pelos direitos civis dos negros americanos. Mais tarde, outro personagem afro-americano de sua lavra se tornaria destaque da Marvel: Blade, um caçador de vampiros que era coadjuvante na revista The Tomb of Dracula. Colan também ajudou a criar um dos mais politicamente incorretos heróis da Marvel, Howard the Duck.
Nos anos 1980, na DC, Colan ilustrou Batman Wonder Woman, e adaptou para os quadrinhos o premiado romance Nightwings, de Robert Silverberg, na coleção DC Science Fiction Graphic Novel. Tanto o romance quanto a adaptação de Colan são inéditos no Brasil.
A esta altura, Colan já era considerado um mestre, mas somente em 2005 sua importância foi reconhecida pela indústria de quadrinhos americana, que lhe conferiu o Will Eisner Comic Book Hall of Fame.
Colan manteve-se ativo até 2009, quando foi obrigado a interromper o trabalho por conta da saúde debilitada.
Gene Colan foi premiado com um Shazam Award em 1974, dois Eagle Award em 1977 e 1979), e um Eisner Award em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário