segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Apresentação do Anuário 2012

"Temos a satisfação de apresentar aos leitores mais uma edição do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, desta vez com o levantamento da cena editorial brasileira durante o ano de 2012 no espaço da literatura fantástica, que abrange os gêneros da fantasia, ficção científica e horror.
Esta é a nona edição consecutiva do Anuário — a quarta pela Devir Livraria —, uma publicação consolidada com um perfil analítico sobre as publicações dos gêneros fantásticos no país, especialmente no que se refere à produção nacional, embora também seja escopo do Anuário tratar da literatura estrangeira traduzida no país.
Como nas demais edições, reunimos aqui o resultado dos principais prêmios do gênero apurados em 2012, nacionais e estrangeiros, e lembramos as personalidades de destaque que nos deixaram ao longo do ano, com ênfase na vida e a obra do escritor norte-americano Ray Bradbury, reconhecidamente um dos grandes mestres da ficção fantástica mundial.
Em seguida, apresentamos análises sobre os aspectos editoriais de 2012. Como tem sido observado pelo Anuário ao longo de seus estudos, a relação completa dos lançamentos de 2012 é extensa, por isso publicamos apenas uma breve lista com mais de 120 livros recomendados pelos autores do Anuário, seguida de resenhas detalhadas de cerca de duas dezenas de títulos mais expressivos. Tal como foi feito na edição anterior, participa desta edição um resenhista convidado, desta feita o escritor Álvaro Domingues, autor da coletânea Sombras e sonhos (2010, Balão Editorial) e do blogue literário Pai Nerd, e que contribui com uma outra visão sobre o estado da arte da ficção fantástica aqui publicada. Também apresentamos uma lista das principais efemérides que completaram pelo menos vinte anos em 2012, seguida das resenhas de três títulos significativos dessa relação: Sombras de reis barbudos, de José J. Veiga, Pequenas portas do eu, de Roberto Schima, e Cristoferus, de Henrique Flory.
Esta edição do Anuário destaca como “Personalidade do Ano” em 2012, numa extensa entrevista, o trabalho da fantasista gaúcha Simone Saueressig, autora surgida nos anos 1980, durante a Segunda Onda da Ficção Científica Brasileira, que desenvolve uma obra que se inspira no imaginário mitológico nacional. Simone tem se mantido muito ativa, e, em 2012, publicou mais de cinco títulos entre inéditos e reedições, um feito para um autor de gênero no Brasil.
Outra personalidade importante presente nesta edição é o acadêmico Ivan Carlo Andrade de Oliveira, professor da Universidade Federal do Amapá, também conhecido pelo heterônimo “Gian Danton”, premiado roteirista de quadrinhos e autor do livro Grafipar: A editora que saiu do eixo (Kalaco, 2012). Contribui com um artigo historiográfico sobre a presença da ficção científica nas histórias em quadrinhos brasileiras, um tema caro aos autores desta publicação, e que ainda não havia recebido a atenção devida.
Na capa, temos o privilégio de estampar mais uma arte inspirada do ilustrador porto-alegrense Sílvio Ribeiro, que já havia enriquecido com o seu talento a capa do Anuário 2010. Desta vez, Silvio nos brinda com uma imagem que reflete os ideais desta publicação, ao mesmo tempo em que retrata um dos temas mais característicos da ficção científica brasileira.
Boa leitura e que tenhamos em 2013 mais um promissor período para a literatura fantástica brasileira."
Os autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário