domingo, 4 de janeiro de 2015

Apresentação do Anuário 2009

"Bem-vindo ao Anuário 2009. Este é o sexto que publicamos, desde o ano de 2004. E mais uma vez mudamos. Desta feita, não em relação ao formato ou a tiragem, mas de editora. Estamos estreando na Devir Livraria, uma casa editorial com a qual esperamos estabelecer uma segura e profíqua parceria em torno do interesse mútuo de divulgar e desenvolver os gêneros fantásticos do Brasil, mais diretamente a fantasia, a ficção científica e o horror. Para além deles, contudo, também já é uma tradição a nossa preocupação em contemplar as criações híbridas entre estes gêneros e os chamados “trabalhos de fronteira”, isto é, o fantástico abordado a partir de uma perspectiva do mainstream literário. Neste volume encontram-se as listagens de livros publicados no Brasil em 2009, com as devidas análises e estatísticas do mercado e críticas de algumas das obras mais significativas.
O mercado manteve sua tendência de alta quantidade de títulos, a despeito de nosso próprio prognóstico de que poderia haver uma retração em decorrência da grande crise econômica global. Como mostramos nesta edição, felizmente isso não ocorreu, e entre as principais características da manutenção deste bom momento, está a consolidação do gênero horror como o segundo mais publicado pelas editoras e a ênfase principal nos livros voltados para o público infanto-juvenil, principalmente no gênero líder do mercado, a fantasia.
Em 2008 vimos que os autores brasileiros publicaram mais que os estrangeiros, pela primeira vez desde que acompanhamos o mercado. É certo que apenas em termos absolutos, pois as grandes editoras continuaram dando mais espaço para os autores estrangeiros. Esta edição volta a mostrar a liderança dos estrangeiros em termos absolutos, embora os autores brasileiros estejam encontrando guarida vigorosa em pequenas e novas editoras que surgem a todo momento. Como parte deste processo, 2009 experimentou o fenômeno do grande número de antologias lançadas, com espaço para dezenas de novos autores poderem publicar pela primeira vez.
A “Personalidade do Ano” de 2009 é o escritor Braulio Tavares, a quem dedicamos mais uma de nossas longas entrevistas. Sua vitória no Prêmio Jabuti 2009 tem um simbolismo positivo para a comunidade de FC&F iniciada nos anos 80, já que é a primeira vez que um artista vinculado à Segunda Onda da Ficção Científica Brasileira recebe um prêmio literário no ambiente do mainstream.
O Anuário 2009 também traz modificações em seu conteúdo. A seção que cuidava das publicações periódicas – revistas, fanzines, blogues, sites etc – deixou de ser contemplada. O que em princípio poderia desfalcar a já vultosa quantidade de informação reunida, se justifica pelo fato deste segmento contar com uma segura cobertura por parte de outros pesquisadores, principalmente no dinâmico ambiente da internet. Com isso, podemos utilizar de forma mais desafogada outras seções que demandavam mais espaço.
Como militantes veteranos do movimento literário em torno dos gêneros fantásticos no Brasil, a publicação regular deste Anuário nos dá mais do que um testemunho do processo; ela nos torna – de forma modesta, é claro – colaboradores ativos no aprimoramento e fortalecimento da FC&F feitas por nós, brasileiros. Nisso, em certa medida tivemos um reconhecimento. Após o fechamento desta edição, recebemos a notícia da vitória no Prêmio “Melhores do Ano 2010”, na categoria Não-Ficção, com trinta votos em uma enquete realizada na internet. Agradecemos o apoio e incentivo para continuarmos este trabalho.
Boa leitura e que tenhamos muito mais FC&F em 2010."
Os autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário