terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O jogo no tabuleiro, Simone Saueressig

O jogo no tabuleiro, Simone Saueressig. 350 páginas. Editora Clube de Autores, Novo Hamburgo, 2010.

O jogo no tabuleiro é um romance de alta fantasia que consegue, de forma criativa e surpreendente, trazer um gênero iminentemente angloamericano para o dia-a-dia brasileiro, sem parecer forçado.
A história conta o que acontece a um grupo de jovens amigos, moradores de uma cidade pequena, quando um deles desaparece misteriosamente depois de participar de um novo tipo de jogo. Dias depois, a turma traumatizada recebe a visita de um personagem desconhecido que lhes traz um recado do amigo desaparecido, pedindo ajuda e dando um endereço. Apreensivos e sem avisar ninguém, os jovens deslocam-se até o local que revela ser uma apenas uma casa comum, onde uma senhora simpática mantém um espaço lúdico com um jogo de tabuleiro que ela mesma construiu. Ao aceitarem experimentá-lo, finalmente descobrem o que aconteceu com o colega desaparecido e o tamanho das dificuldades para fazer o caminho de volta.
Simone é uma autora experiente, com diversos títulos de fantasia publicados por editoras importantes, como O palácio de Ifê (L&PM, 1989), A fortaleza de cristal (L&PM, 1993), A máquina fantabulástica (Scipione, 1997) e Receita para um dragão (Scipione, 1999), livros comercialmente identificados como infanto-juvenis e recomendados como leitura paradidática. Porém, Simone vai além da maioria dos autores dessa espécie de texto. Todos os seus romances têm níveis mais profundos de interpretação e satisfazem totalmente aos leitores mais exigentes.
A autora investiu todo o seu potencial autoral em O jogo no tabuleiro. Por causa de seu volume avantajado, a autora teve dificuldades em encontrar uma editora para ele. Depois de anos de buscas, resolveu em 2009, publicá-lo em seu site Porteira da fantasia, dividido em em três volumes: O afilhado das fadas, A falcoeira e O Nemthru, reunidos depois em um único volume também publicado pela autora em 2010 através do Clube de Autores.
Quem gosta de fantasia vai se deliciar com O jogo no tabuleiro. E mesmo quem não sabe se gosta, vale a pena arriscar: O jogo no tabuleiro é, sem dúvida, o melhor romance de fantasia já escrito por um autor brasileiro.
Cesar Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário