segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Cadáver Atômico (Creature With the Atom Brain, 1955)


Produção de baixo orçamento com fotografia em preto e branco, da “Clover Productions”, de Sam Katzman, vindo diretamente dos nostálgicos anos 50 do século passado, um período repleto de bagaceiras divertidas de horror e ficção científica com histórias absurdas. Sendo nesse caso explorando os efeitos destrutivos do uso indevido da energia nuclear, durante a paranóia da guerra fria entre as potências da época, Estados Unidos e antiga União Soviética, logo após o final da Segunda Guerra Mundial. A direção é de Edward L. Cahn, cineasta conhecido por inúmeras tranqueiras como “Os Zumbis de Mora Tau” (57), “Invasion of the Saucer Men” (57), “A Maldição do Homem Sem Cara” (58), “A Ameaça do Outro Mundo” (58) e “Invasores Invisíveis” (59). O roteiro é do escritor alemão Curt Siodmak, colaborador de vários filmes da “Universal”, e no elenco temos Richard Denning, que esteve em “O Monstro da Lagoa Negra” (54), “Invasão do Mundo” (54), “Day the World Ended” (55) e “O Escorpião Negro” (57), entre outras pérolas do cinema fantástico bagaceiro. 
Em “O Cadáver Atômico”, um “cientista louco” alemão, Dr. Wilhelm Steigg (Gregory Gaye), realiza experiências radioativas com o envio de ondas curtas de radio para o cérebro de pessoas recentemente mortas, cujos cadáveres foram roubados, permitindo o movimento involuntário de seus corpos, fazendo-as andar como zumbis, controladas à distância e alimentadas por energia atômica. Com força sobre humana, essas “criaturas com cérebro atômico” do sonoro título original, transformam-se em monstros assassinos a serviço de um perigoso gangster italiano, Frank Buchanan (Michael Granger), que foi deportado para seu país de origem. Uma vez sendo o financiador das experiências do cientista, decide trazê-lo da Europa para os Estados Unidos com o objetivo de vingar-se de todos seus delatores e inimigos do passado. Para combater seu plano maquiavélico, surge uma dupla de policiais formada pelo chefe do laboratório Dr. Chet Walker (Richard Denning), e seu amigo Capitão Dave Harris (S. John Launer). Eles investigam os misteriosos assassinatos e descobrem a presença de elementos radiativos nas cenas dos crimes e com a ajuda do exército tentam encontrar o laboratório do cientista alemão e impedir a invasão dos cadáveres atômicos. 
O filme tem a curiosidade de apresentar mortos que voltam a caminhar entre os vivos, despertados pela ciência com o uso da radioatividade, diferente dos métodos anteriores de criação de zumbis pela magia negra. Eles também não são comedores de carne e putrefatos, algo que se tornaria comum depois do clássico “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), de George Romero. Mas, são criaturas frias e assassinas, com seus cérebros controlados por terceiros para a violência. Não poderia faltar o sinistro laboratório do “cientista louco” e seus aparelhos sofisticados para a época, e hilários nos dias atuais. As cenas de mortes também são bem datadas, exageradas na ingenuidade e inverossimilhança quando comparados aos filmes violentos de sessenta anos depois. Porém, é justamente esse tipo de roteiro absurdo, aliado a todos esses fatores das antigas produções de baixo orçamento, que despertam o interesse e a diversão pelas tranqueiras do cinema fantástico da década de 1950.
(Juvenatrix - 08/02/15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário