quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Feroz simetria, Roberto de Sousa Causo

Feroz simetria, Roberto de Sousa Causo. Nova Coleção Fantástica nº4. Edições Hiperespaço, São Bernardo do Campo, 2004.

FÁBULA E FICÇÃO CIENTÍFICA
por Miguel Carqueija

Um livro mais do que surpreendente, na verdade um conto extenso e publicado originalmente no exterior, em inglês, como narra o autor em seus agradecimentos, e ornado com ilustrações de Jin Gruss (República Checa) e Petri Hiltimen (Finlândia).
O protagonista-narrador é um agente federal brasileiro, amigo de um tigre siberiano falante. Sim, porque nesse mundo de um incerto futuro os animais passaram a falar, tornados inteligentes por obra e graça de misteriosos alienígenas que sequer aparecem na história. Esses assim chamados Novos Bichos, por contrariarem poderosos interesses, são perseguidos em vários países porém protegidos no Brasil, e ajudam a combater o tráfico de animais e outras mazelas da civilização humana.
É preciso lamentar que o livro não tenha sido revisado, pois está repleto de erros de digitação que truncam o texto. A mensagem, porém, é muito válida, inclusive ao apontar a corrupção das autoridades, que abandonam a quem deveriam defender. Causo trabalha com a consciência do dever, mesmo se for à custa da própria vida. O diálogo com a corrupta agente Melinda — envolvida na emboscada contra Nadezhda, o tigre, é esclarecedor:

“Está cometendo um grande erro, amante dos animais. (...) Você não pode ficar no caminho das forças que estão em jogo agora. (...)
— (...) Se cometi um erro nas minhas escolhas foi há muito tempo atrás. Você não entendeu isso, e nem Ribeiro. Este é o seu engano.”

Para os aficcionados de uma ficção científica consciente e engajada é livro que recomendo e aplaudo.

Um comentário:

  1. Obrigado pela resenha, Miguel! E ao Cesar, por publicá-la aqui no Almanaque.

    ResponderExcluir