Existem centenas de filmes bagaceiros de
ficção científica e horror, principalmente dos anos 50, 60 e 70 do século
passado, cultuados justamente pela bizarrice de seus roteiros e pela produção
tosca. Mas, as tranqueiras existem em todas as épocas e são lançadas o tempo
todo, vindas de todos os lados do planeta. “Mandroid” é de 1993, e tem direção
de Jack Ersgard e produção executiva de Charles Band, pela “Full Moon
Pictures”. Ele que foi o criador da extinta “Empire”, empresa responsável por
preciosidades como “A Hora dos Mortos-Vivos” (Re-Animator, 85) e “Do Além”
(From Beyond, 86).
Uma dupla de “cientistas loucos”, Dr. Karl
Zimmer (Robert Symonds) e Dr. Drago (Curt Lowens), está trabalhando
secretamente na Europa oriental num projeto científico com a descoberta de um
poderoso cristal chamado “Supercon”. Por causa da alta carga radioativa, esse
produto tóxico somente pode ser manipulado por um robô humanóide, o “mandroid”
do título, que é controlado à distância, inicialmente através dos movimentos de
uma pessoa ligada à máquina por um complexo sistema de computador, e depois
apenas através dos pensamentos de seu controlador. O Dr. Zimmer, juntamente com
seu assistente Benjamin (Michael Della Femina) e sua bela filha Zanna (Jane
Caldwell), quer oferecer a invenção com fins pacíficos para o governo
americano, que através da CIA envia um agente negociador, Joe Smith (Patrik
Ersgard, irmão do diretor), e um cientista, Wade Franklin (Brian Cousins), para
conhecer melhor o projeto. Porém, o sócio Dr. Drago não concorda e quer
oferecer o mandroid como arma de guerra, gerando um confronto de interesses
entre eles e causando um acidente que desfigurou seu rosto. Ele foge e
transforma-se num vilão que planeja roubar o mandroid com objetivos sinistros.
Com locações na Romênia, para baratear os
custos de produção, é uma tranqueira de ação com elementos de ficção
científica, apresentando um robô similar ao robocop (que já faz parte da
cultura popular). Uma vez controlado à distância e altamente resistente, é o
objeto de desejo de um “cientista louco” transtornado que quer vender a ideia
para propósitos militares na construção de um exército invencível de andróides.
O filme está repleto de situações absurdas e clichês exaustivos, com o eterno
conflito entre a ciência para o bem da humanidade e o vilão com intenções
maléficas. E claro, não poderia faltar uma mulher lindíssima no meio da bagunça
toda, sempre bem maquiada, mesmo nos momentos de tiroteios e perseguições.
Teve uma continuação ainda no mesmo ano e
pelo mesmo cineasta, “Invisible: The Chronicles of Benjamin Knight”.
Curiosamente, Benjamin teve apenas uma pequena participação no primeiro filme,
sofrendo um acidente que o tornou invisível, e ficando afastado da trama
principal. Mas, acabou tornando-se a ponte para uma continuação, ganhando bem
mais destaque.
(Spoiler): Outra curiosidade está no
principal poster adotado para a divulgação, que mostra o mandroid sendo
controlado por um homem numa cadeira de rodas. Trata-se do cientista americano
Wade, que recebe um tiro e fica paraplégico, porém isso somente acontece no
desfecho do filme, tornando a escolha da ilustração do poster uma atitude
equivocada, uma vez que o robô só é controlado pelo deficiente físico uma única
vez e numa das últimas cenas do filme.
(Juvenatrix - 18/02/15)
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