"Mais uma vez, temos o prazer de oferecer ao leitor interessado em literatura fantástica o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2005, um levantamento amplo e cuidadoso do que se publicou no Brasil nos gêneros da ficção científica, fantasia e horror.
A edição anterior deste Anuário teve uma repercussão interessante dentro do fandom, e atingiu inclusive muitos ambientes culturais fora dele, o que era um dos objetivos primordiais da publicação. Quero aproveitar para agradecer a todos aqueles que adquiriram um exemplar e ainda mais aos que se dispuseram em retornar seus comentários, o que norteou nossos esforços no desenvolvimento da edição deste ano.
Desta vez esse levantamento foi ainda mais completo. As listas estão mais longas e já conseguimos visualizar relações entre as estatísticas deste ano e as de 2004.
Produzir um estudo desta magnitude é uma tarefa exaustiva. Não apenas pelo trabalho da pesquisa de campo – está claro que não tivemos acesso a todas as publicações listadas, sobre muitas delas só conseguimos informações através de terceiros e mesmo entre aquelas que pudemos ter em mãos, muitas não puderam ser adquiridas por limitações de ordem orçamentária, e por isso agradecemos muito àqueles autores e editores que colaboraram conosco enviando suas publicações – mas também pela leitura dos volumes resenhados, o que tomou mais da metade do ano, provando que há muito para ser lido nos gêneros fantásticos. Por conta dessa demanda, a publicação do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2005 acabou atrasada em dois meses em relação à data de publicação da edição de 2004. Mas contamos com a compreensão do leitor que certamente sabe que, mais do que um indicador de leitura, o Anuário é um livro de referências e estudos que mantém o seu valor por muito tempo além, de forma que esperamos que esse atraso não seja um demérito significativo.
Quero agradecer também o auxílio dos colaboradores que participam deste volume: o escritor Carlos Orsi Martinho, que gentilmente nos recebeu em sua própria residência para a realização da entrevista; a acadêmica brasilianista M. Elizabeth Ginway, que nos ofereceu um artigo inédito, exclusivo e de grande significado para abrilhantar este Anuário; e ao estudioso português Jorge Candeias, que despendeu um esforço enorme para sozinho realizar em Portugal o mesmo trabalho que fizemos no Brasil e, dessa forma, contribuir com informações valiosas que não poderiam ser colhidas a partir deste lado do Atlântico.
Antes de encerrar, quero ainda acusar um dos objetivos do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica que passou aparentemente despercebido pela maioria dos leitores, que é o registro de uma cronologia do gênero fantástico no Brasil, desde seus primeiros trabalhos até os dias de hoje. Esse levantamento – amplo, criterioso e demorado – será completado somente em 2009, quando for publicado o quinto volume sequencial do Anuário (sobre o ano de 2008) justapondo-se as listas de efemérides de cada edição mais as relações dos anos recentes. Essa cronologia também será posteriormente publicada na íntegra, em edição exclusiva. Por isso pedimos aos leitores que identificarem incorreções e/ou omissões em qualquer de nossas listas, que nos informem para que sejam incorporadas à cronologia.
Desta forma, entregamos ao leitor o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2005, esperando que ele seja útil e de leitura agradável.
Até 2007."
–– Os editores
Nenhum comentário:
Postar um comentário