Antologia com histórias curtas de horror,
produzida pelo estúdio inglês “Amicus”,
de Max Rosenberg e Milton Subotsky, rival da “Hammer”, com direção de Roy Ward
Baker, de outras pérolas do cinema fantástico como “Uma Sepultura na
Eternidade” (67), “Os Vampiros Amantes” e “O Conde Drácula” (ambos de 70). São
cinco contos inspirados nos quadrinhos americanos dos anos 50, publicados pela
“EC Comics” em revistas como “The Vault of Horror” e “Tales From the Crypt”,
dos autores Al Feldstein e William M. Gaines.
Cinco homens entram num elevador que os leva até um
porão, e sem entender o que está acontecendo, entram numa sala e sentam-se à
mesa que surge diante deles. A partir daí, cada um deles conta um relato
pessoal de história de horror que vivenciou em sonhos, e que parecia real,
enfatizando sua origem em visões, fobias, medos ou obsessões.
A primeira história chama-se “Midnight Mess”, e
apresenta um homem inescrupuloso, Harold Rodgers (Daniel Massey), à procura de
sua irmã Donna (Anna Massey), após a morte de seu pai. Seu objetivo é resolver
assuntos relacionados à herança. Porém, a cidade onde sua irmã mora tem um
mistério noturno, onde “eles” aparecem para se alimentar.
O conto a seguir tem o título de “The Neat Job”, onde
um homem bem sucedido, Arthur Critchit (Terry-Thomas), é obcecado por
organização em sua casa. Ele então decide se casar com uma mulher mais jovem,
Eleanor (Glynis Johns), que tem muita dificuldade em administrar a paranóia do
marido com a organização domiciliar, culminando num desfecho trágico.
No terceiro segmento, “This Trick´ll Kill You”, um
mágico veterano, Sebastian (o alemão Curt Jurgens), e sua esposa Inez (Dawn
Addams), estão visitando a misteriosa Índia pesquisando novos truques de
mágica. Eles encontram uma jovem (Jasmina Hilton) que consegue controlar uma
corda através do toque de uma flauta. Não conseguindo descobrir o segredo, o
mágico ambicioso decide roubar a moça, mas não imaginava a vingança que o
aguardava.
Na história número 4, “Bargain in Death”, Maitland
(Michael Craig), é um homem com um plano para fraudar o seguro de vida, ingerindo
um medicamento que simularia sua morte. A ideia seria ser resgatado depois de
enterrado e com o retorno da consciência. Porém, ele não contava com a intenção
de dois estudantes de medicina, Tom (Robin Nedwell) e Jerry (Geoffrey Davies),
que estavam à procura de um cadáver para estudos de dissecação.
No último episódio, intitulado “Drawn and Quartered”,
o pintor Moore (Tom Baker) vive numa ilha tropical no Haiti, país conhecido
pelas práticas de voodoo. Quando ele descobre que está sendo enganado e seus
quadros lesados, perdendo dinheiro para um grupo formado por um crítico de
arte, um avaliador e um negociador, o pintor decide se vingar de seus algozes
utilizando magia negra em suas obras.
“A Cripta dos Sonhos” mostra cinco histórias rápidas
com cerca de quinze minutos cada, acrescidas de pequenos comentários entre
elas, além do prólogo e epílogo que situam o espectador no contexto do objetivo
do filme. Os contos fluem muito bem graças às narrativas curtas. Não há
destaques, pois todas as histórias estão num nível similar, com conclusões
pessimistas e perturbadoras. A produtora “Amicus” apostou bastante no formato
de antologias, todas interessantes, e além desse “A Cripta dos Sonhos”, tivemos
ainda outras preciosidades como “As Profecias do Dr. Terror” (65), “As Torturas
do Dr. Diabolo” (67), “A Casa Que Pingava Sangue” (70), “Contos do Além” (72),
“O Asilo do Terror / Asilo Sinistro” (72) e “Vozes do Além” (74).
(Juvenatrix - 01/01/15)
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