“França, meados do século XV. Quando a
superstição e a ignorância controlavam toda a Europa, homens e mulheres
acusados de bruxaria eram executados na fogueira, na forca ou por lâminas
afiadas. A peste, a mais devastadora das pragas, e a guerra, com todas as
calamidades em seu rastro, não são tão temidos quanto o poder sombrio de
Satanás, e de sua sinistra corte de demônios e bruxos.”
O espanhol Paul Naschy (pseudônimo de
Jacinto Molina Álvarez) nasceu em 06/09/1934 em Madri, e faleceu em 30/11/2009
aos 75 anos, sendo considerado um nome cultuado relacionado ao cinema de
horror, com uma infinidade de créditos como diretor, roteirista e ator. “El Espanto
Surge de la Tumba ”
(conhecido também pelo título inglês “Horror Rises From the Tomb”) é mais uma
de suas várias bagaceiras preciosas com roteiros bizarros e todos os elementos
do horror da época da inquisição européia.
Dirigido por Carlos Aured, inicia-se na
França de 1454, onde um casal é condenado à morte por prática de magia negra.
Alaric de Marnac (Paul Naschy) é executado por decapitação e sua cabeça é
enterrada longe do corpo, e sua companheira Mabille De Lancré (Helga Line) é
morta após ser torturada pendurada de cabeça para baixo numa árvore. Antes de
morrerem, eles lançam uma maldição para seus executores, o próprio irmão Armand
de Marnac (também Naschy) e Andre Roland (Vic Winner), dizendo que seus corpos
morreriam, mas seus espíritos continuariam vivos buscando por vingança contra
seus descendentes.
Mais de quinhentos anos depois, dois
casais de amigos, Hugo de Marnac (novamente Naschy) e a namorada Sylvia
(Betsabe Ruiz), e o pintor Maurice Roland (também Vic Winner) e a bela Paula
(Cristina Suriani), decidem participar de uma sessão espírita comandada pela
médium Madame Irina Komarova (Elsa Zabala). Eles recebem uma mensagem que
desperta a curiosidade em encontrar a cabeça decepada de Alaric de Marnac,
enterrada em terras próximas das ruínas de um antigo mosteiro, atualmente
pertencentes ao descendente Hugo. Lá chegando, eles se juntam ao caseiro que
cuida da propriedade, e que mora no local com suas duas belas filhas, Chantal
(Maria Jose Cantudo) e Elvira (Emma Cohen), sendo que esta última tem um caso
amoroso com Hugo. Juntos, todos eles lutam para sobreviver dos ataques brutais
de Alaric de Marnac, que consegue reviver da tumba junto com sua companheira, e
utiliza seu poder satânico para controlar as pessoas e transformá-las em zumbis
assassinos, além de beber seu sangue e comer seus corações.
“El Espanto Surge de la Tumba ” é o típico cinema
bagaceiro divertido, com uma sinistra trilha sonora gótica de órgão, mortes com
significativo grau de violência e sangue, ambientes tétricos envoltos em névoa,
corpos que saem de caixões, zumbis deformados caminhando lentamente em busca de
suas vítimas, uma cripta em ruínas com atmosfera de gelar o sangue, um talismã
mágico capaz de combater as forças demoníacas, a impagável expressão facial de
Paul Naschy com seu olhar hipnotizador no melhor estilo imortalizado pelo
vampiro “Drácula”, belíssimas mulheres semi nuas desfilando para o abate, e uma
história repleta de clichês e situações absurdas que justamente por isso
garantem o entretenimento bizarro.
Entre as curiosidades, podemos citar:
* É mencionado no filme o conhecido
demônio “Astaroth”, que foi o nome de um fanzine de horror que editei entre
1995 e 2008, sendo que utilizei como inspiração uma referência de outro filme,
“Uma Filha Para o Diabo” (To the Devil a Daughter, 1976).
* “El Espanto Surge de la Tumba ” é o nome do terceiro
disco da banda de metal extremo “Dorso” (Chile), lançado em 1993, com letras
inspiradas em filmes de horror.
* Foi filmada uma sequência em 1983,
“Latidos de Pánico”, escrito, dirigido e atuado pelo multi funcional Paul
Naschy.
(Juvenatrix - 12/04/15)
Um blogue muito interessante gostei de visitar.
ResponderExcluirUm abraço e continuação de uma boa semana.
Um blogue muito interessante gostei de visitar.
ResponderExcluirUm abraço e continuação de uma boa semana.