sábado, 23 de setembro de 2017

O cão de caça e outras histórias, Lovecraft & Gou Tanabe

O cão de caça e outras histórias, (The hound e other stories) H. P. Lovecraft & Gou Tanabe, 176 páginas, Editora JBC, São Paulo, 2015

O escritor americano H. P. Lovecraft (1890-1937) tornou-se, ao longo dos últimos trinta anos, um dos autores literários mais adaptados para os quadrinhos, concorrendo em prestígio com Edgar Allan Poe e Ray Bradbury.
Na coletânea O cão de caça e outras histórias, traduzida em 2015 pela Editora JBC, encontramos ótimas adaptações de três histórias clássicas do mestre do horror, com roteiro e desenhos intensos do mangaka Gou Tanabe.
Em "O templo" ("The temple"), num raro cenário de guerra na obra de Lovecraft, o último sobrevivente a bordo de um submarino alemão naufragado se vê diante dos portões e escadarias de uma cidade perdida nas profundezas do mar. "O cão de caça" ("The hound", também conhecido no Brasil como "O sabujo"), conta a história de dois amigos em busca de emoções bizarras que, ao encontrar um raro artefato numa sepultura, são amaldiçoados para sempre. "A cidade sem nome" ("The nameless city") fecha a edição, com o relato de um explorador que encontra, sob as areias do deserto, a necrópole de uma antiga civilização que ainda mantém segredos terríveis em seu interior.
Tanabe, que tem em seu currículo as séries Kasane, Mr. Nobody e The outsider, é senhor de um traço acadêmico realista que combina perfeitamente com o estilo das histórias tenebrosas de Lovecraft, em nada lembrando as caricaturas dos mangás mais populares.
Por enquanto, só tivemos a felicidade de encontrar esta edição no Brasil, mas há notícias que Tanabe adaptou mais histórias de Lovecraft. Tomara que as editoras nacionais traduzam mais trabalhos dessa série, que é uma das melhores já realizadas a partir da obra do Cavalheiro de Providence.
Cesar Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário